SOBRE CLASSES DE DIVINDADES E AS ATRIBUIÇÕES DOS ORIXÁS – Parte II

 

Daremos sequência ao assunto abordado no texto anterior, em que destacamos partes do comentário do Sr. Ogum Beira-mar na obra de Rubens Saraceni (Madras), A Evolução dos Espíritos.

Prossegue comentando acerca da influência do panteão africano [nagô, mais especificamente] no culto aos Orixás realizado no Brasil:

[…] E se não houver, por parte dos próprios adeptos do culto aos Orixás, uma reação científica aos golpes desferidos no norte da África pelo Islamismo e no restante do mundo pelo Cristianismo, logo Orixá será sinônimo de ser diabólico, pois os que em solo brasileiro atentam contra os Orixás sagrados são parte da mesma corrente de seres que estão invadindo a África, pregando suas religiões mercantilistas que “negociam Deus” como se fosse mais um artigo de fé a ser vendido a infelizes espíritos encarnados, espoliados por todos e de todas as maneiras.

Essa corrente mercantilista é toda composta de espíritos oriundos de outro orbe sideral, que, tendo estacionado mentalmente, foram trazidos para cá evoluírem numa nova direção.

Mas estão repetindo os mesmos erros cometidos […] (SARACENI; 2017, P. 82)

Os ensinamentos e esclarecimentos não cessam por aí. Ele prossegue em seu comentário explicando-nos que estes espíritos mercantilistas “extraterrestres” não contavam com a participação de Exu em seus processos evolutivos (entidade cósmica, negativa por natureza e formação, executor por excelência dos blasfemadores). Diz-nos ainda, que os Tronos celestiais ocupados pelos Orixás sagrados têm por atribuição conter as pessoas desumanizadas pela insensibilidade e pela ignorância religiosa.

[…] Se a natureza de um espírito se tornar insensível, às trevas ele será enviado para esgotá-la. E aí, ou os já famosos “demônios” farão isso, ou então, a partir de domínios negativos localizados dentro da esfera celestial, os Exus executá-los-ão, devolvendo-lhes o sentido de respeito pelas religiões alheias. Nisso, Exu é o mais especializado dos executores da Lei do Carma.

Isso é uma das atribuições dos Orixás sagrados, os Tronos regentes das múltiplas naturezas existentes no orbe em que habitamos, porque houve um tempo em que a divindade criadora era reverenciada por meio de rituais realizados em pontos de forças da Natureza.

Mas, a partir de uma vontade do próprio Criador, toda corrente cósmica de seres estacionados em outro orbe aqui veio retomar sua evolução.

E como não podia ser diferente, apesar de colocados ante a beleza e divindade dos Tronos regentes, desvirtuaram todo um processo evolutivo existente no ciclo  reencarnatório, tornando tudo confuso […] (SARACENI; 2017, P. 82)

Segundo o autor do texto, isso ocorreu há muito tempo e muitos dessa corrente cósmica já se libertaram dos seus vícios ancestrais, porém, outros se assentaram nas esferas negativas, de onde “animam” e sustentam esses falsos pastores mercantilistas – ele atribui isso às naturezas viciadas destes espíritos e à sua volúpia por riqueza material e desejo de poder -.

A partir de agora, destacaremos trechos da parte final do seu comentário.

[…] Às vezes, observando o quanto são religiosamente mesquinhos se comparados à generosidade, compreensão e tolerância dos Orixás, sentimos pena deles. Mas em outras, vigiando seus movimentos insidiosos contra os Orixás sagrados regentes deste orbe, a eles cedido para despertarem suas consciências petrificadas no tempo, não deixamos de pronunciar a já tão propalada frase: “A cada um, segundo seu merecimento!”. Pois as atribuições dos Orixás não se limitam a “receber” oferendas nos pontos de forças da natureza.

Orixá está mais presente na vida dos seres humanos do que imaginam os mais cultos filhos de fé.

Ou vocês ainda não meditaram as razões de um adepto de outra religião, que jamais “pisou”  em uma tenda de Umbanda, quando o faz pela primeira vez, já deixa visível e patente que é acompanhado por “guias” da direita e da esquerda?

Meditem nesse fato e descobrirão coisas interessantes sobre as atribuições dos Orixás nas mais diversas naturezas planetárias.

Porque ainda que a maioria isso desconheça, Lúcifer nada mais é que um guardião negativo de um ponto de força em que todas as 77 dimensões planetárias se encontram, ponto de força este regido pelo ser celestial e regente planetário Oxalá.

Lúcifer é apenas um desses guardiães negativos, pois existem outros 76!

E todos foram deslocados nos pontos de forças localizados na esfera celestial e assentados nas esferas cósmicas de onde, desde a vinda dessa corrente extraterrena, têm se dedicado a acolher os blasfemadores, os apóstatas, os infiéis, etc. e esgotá-los em seus negativos por meio de recursos cósmicos por excelência.

Mas, desde que foram deslocados pela lei, esses guardiães e assentados nas esferas negativas vinham negando-se a respeitar seus próprios limites, e uma das missões celestiais do Ritual de Umbanda Sagrada é reconduzi-los aos pontos de forças negativos da Natureza, em que, integrados às linhas de lei como Exus, retomarão suas evoluções […] (SARACENI; 2017, P. 83)

As atribuições dos Orixás são muitas, segundo o autor. Todos os reinos elementais são regidos pelos Orixás [ou Tronos Celestiais Sagrados]. Segundo Saraceni (2017, P. 83-84): “Além dos quatro reinos puros (água, terra, ar e fogo) existem 77 outras dimensões derivadas delas, mas de naturezas mistas, que são dimensões compostas. As quatro dimensões básicas são regidas por Tronos planetários (arcângelos) ligados mentalmente ao trono divino que rege toda a criação em todo o Universo. Esses quatro Orixás elementais puros se ligam ao celestial Oxalá e, a partir daí, todas as 77 dimensões compostas se interligam, interagem e intercomunicam, tal como acontece no corpo humano, em que os órgãos que formam aparelhos agem sempre visando ao bem-estar do ser. Pois os Orixás também agem através do ser humano em três níveis: mental, consciencial e energético”.

Vejamos pontos cruciais deste comentário em seus últimos parágrafos.

[…] Orixá é poder mágico da Criação e, como tal, também é poder mágico por excelência.

E magia divina é o que aguarda mais adiante todo mediador de Umbanda esforçado, persistente e perspicaz, pois somente é mago aquele que está apto e habilitado a manipular mentalmente as energias elementares existentes na natureza visível ou invisível, palpável ou sensível, e positiva ou negativa […]

Uma das principais atrbuições dos Orixás é justamente instigar nos seus adeptos a faculdade de “pensar”, porque só assim um dia vocês também estarão aptos a se assentarem em seus graus ou degraus e auxiliar a eles, os Orixás regentes, a reger essa grande corrente evolucionista processada através das múltiplas reencarnações.

Mas caso prefiram se acomodar, então “cuidado!”. Outra das atribuições dos Orixás é não permitir que aconteçam estagnações mentais. Mas quando ocorrem, pois estão “lidando” com espíritos humanos, logo enviam Exu para revirar as estagnações e descobrir se ainda resta ao menos um pouco de humanismo justamente no ser chamado de ser humano!

As bênçãos de Oxalá a todos vocês, filhos de lei! […] (SARACENI; 2017, P. 84)

Nesta sequência de dois textos, que aqui publicamos, conforme comentamos no primeiro e anterior, os comentários psicografados por Rubens Saraceni são do Senhor Ogum Beira-mar Grande Mago da Luz Cristalina, portanto, de um grande conhecedor do tema abordado.

A sua dissertação acerca das atribuições dos Orixás nas “naturezas” é muito clara, pois, além de abordar tudo aquilo que já sabemos no que se refere às ligações intrínsecas desta classe de divindades com a Natureza Mãe manifestada, também se refere às suas atuações [ou atribuições] na natureza íntima de cada um de nós, seres humanos em evolução. Afinal, nós somos parte da Natureza, habitando-a e ela, concomitantemente, habita em nós energética e consciencialmente.

É importante que você atente para as atribuições dos Orixás, mas, também, de algumas classes de divindades exemplificadas no texto anterior, pois, infelizmente, ainda há muitas confusões e muito mito acerca disso tudo. E, todos sabemos, a fonte desses ensinamentos é confiabilíssima!

No que se refere a espíritos advindos de outras orbes, reflita muito ,pois, ainda temos o hábito de acreditar em teorias [bem inconsistentes, diga-se de passagem] que atribuem a qualquer ser extraterreno que por aqui apareça, graus de superioridade evolutiva. Saiba, a Terra é um planeta lindo, uma bênção divina!

Reflita, reflita e reflita.

Um saravá fraterno!

 

André Cozta

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

SARACENI, Rubens. A Evolução dos Espíritos: A Tradição comenta a Evolução. 2017 – São Paulo / Madras

 

Fonte da Imagem

https://odia.ig.com.br/esoterismo/2021/01/6065534-descubra-quem-e-oxala-e-aprenda-ritual-para-a-divindade.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.