Filosofia

A via filosófica de reflexão nos traz um exercício inigualável de desenvolvimento do pensamento. Nós, trabalhadores da Ordem Mágica Caminhos da Evolução, vemos neste exercício um instrumento fundamental para o aceleramento do processo evolutivo humano, natural e do planeta de modo abrangente.

Não importa o caminho filosófico, mais valoroso será o exercício em si. Por isso, deixamos aqui uma definição de Gramsci (1986, P. 245): “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a Filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente, que todos os homens são ‘filósofos’, definindo os limites e as características dessa ‘filosofia espontânea’, peculiar a ‘todo mundo’, isto é da Filosofia que está contida: 1) na própria linguagem, que é um conjunto de noções e de conceitos determinados e não, simplesmente, de palavras gramaticalmente vazias de conteúdo; 2) no senso comum e no bom senso; 3) na religião popular e, consequentemente, em todo o sistema de crenças, superstições, opiniões, modos de ser e de agir que se manifestam naquilo que se conhece geralmente por ‘folclore’”.

Tal definição do filósofo italiano desnuda e desvela o que pensamos acerca da Filosofia, pois a enxergamos com uma abrangência maior do que se mostra em estudos acadêmicos. Mas também não desconsideramos estes (os estudos acadêmicos), pois nos trazem conhecimentos importantes e métodos investigativos por demais eficazes para o bom sucesso das nossas investigações.

Por motivos óbvios, que passam pela missão da nossa instituição, a nossa área de investigação filosófica fixa-se na Metafísica, tendo indispensável apoio na Espistemologia e na Hermenêutica.

Nossas investigações no campo da Metafísica contemplam alguns autores reconhecidos pela tradição filosófica. Em nosso trabalho contrapomos (ou complementamos) suas ideias às de um autor não reconhecido pela Filosofia oficial, mas fundamental para o entendimento de uma renovada ontoteologia que vem despontando neste início de século: Rubens Saraceni.

O curso “Metafísica à Luz da Umbanda” (presencial) buscará trazer esta análise. Divulgaremos suas datas e período para inscrições tão logo a situação da saúde pública se normalize e retornemos às atividades presenciais.

André Cozta