André Cozta

André Cozta é  Médium, Escritor, Sacerdote Umbandista e Filósofo

Reitera que a Umbanda faz parte da sua vida desde sempre, pois, cresceu vendo os rituais comandados por seu pai, o primeiro sacerdote umbandista que conheceu e o influenciou, estimulando-o, desde a infância, a prosseguir nessa religião.

É Sacerdote de Umbanda formado por Mãe Maria de Fátima Saraceni, no Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, Bacharel em Filosofia graduado pelo Claretiano – Centro Universitário, com pós-graduação em Aconselhamento Filosófico nessa mesma instituição de ensino superior.

Possui  dez obras umbandistas lançadas: nove pela Madras Editora (www.madras.com.br) e uma pela Chiado Books (www.chiadobooks.com).

Numa incansável busca pelo conhecimento, encontrou nas obras do Mestre Rubens Saraceni respostas e chaves para os questionamentos que o acometeram durante a vida acerca das manifestações umbandistas. A partir de então, iniciou sua formação baseada em uma teologia firme, própria e libertadora.

Com este Mestre iniciou-se em vários graus da Magia Divina, em São Paulo. É responsável pela abertura, até este momento, de 28 destes graus no Rio de Janeiro, formando a grande maioria dos magos iniciadores que hoje labutam na capital fluminense.

Em paralelo a esta atividade, lançou obras umbandistas e hoje é Mago Dirigente da Ordem Mágica Caminhos da Evolução, incumbência a ele passada pelo Senhor Orixá Pai Obaluayê da Lei.

É sob a orientação de Orixás e mestres espirituais que vem disseminando a ideia de uma nova mentalidade umbandista, mostrando esta religião de fé e amor como uma escola evolutiva, uma filosofia de vida, muito acima da visão e de definições preconceituosas que a mostram para a sociedade como “mercantilista”, onde a troca por favores espirituais, por intermédio de trabalhos em baixas vibrações, impera.

A Umbanda planejada no astral com a chancela dos Orixás Divinos tem à frente espíritos de elevada sabedoria que, em muitos casos, viveram no mundo material e deixaram vastíssimas contribuições enquanto filósofos e pensadores. Esta é, de fato, a linha de frente espiritual da Umbanda. 

Com a abertura desta compreensão pelos seus Mestres Espirituais, André Cozta sentiu-se impulsionado a estudar Filosofia e, hoje, graduado como Bacharel e pós-graduado como Aconselhador Filosófico, enxerga na caminhada filosófica humana, bem como, na imbricação entre a filosofia e as religiões constituídas ao longo dos tempos (especialmente, no Ocidente), pedras brutas que foram se constituindo durante a história e que encontram, na Umbanda, a sua lapidação.

A Teologia Umbandista, trazida a nós pelo Mestre Rubens Saraceni, mostra-nos esta lapidação do pensamento metafísico desenvolvido ao longo da história da filosofia e da construção religiosa humana.

“Umbanda – Uma Escola Evolutiva”, seu nono livro, sintetiza e abre esta linha de pensamento, para que adeptos dessa religião possam compreender que a chave para a liberdade espiritual só pode ser encontrada pela via do Conhecimento.

“Jurema – Guardiã do Conhecimento”, sua décima obra, mostra-nos por intermédio de uma singela ‘fábula’, que possuímos fundamentos teológicos próprios e que podem ser facilmente compreendidos por todos os umbandistas e demais interessados.

 

Obras Publicadas:


1) Relatos Umbandistas: Madras Editora (2013); com 2ª edição lançada em 2014.

2) O Preto Velho Mago- Conduzindo uma Jornada Evolutiva: Madras Editora (2013); com 2ª edição lançada em 2014 e esgotada em 2018.

3) Contos D’Aruanda- E algumas mensagens de fé, paz e evolução: Madras Editora (2014); com a 1ª edição esgotada em 2018.

4) À Sombra da Vaidade- Amor, Magia e Conflitos: Madras Editora (2014).

5) O Anfitrião do Campo Santo: Madras Editora (2014); com 2ª Edição lançada em 2016 e esgotada em 2019.

6) Nas Amarras da Arrogância- A Queda de um Cavaleiro Amargurado: Madras Editora (2014).

7) A Sete Palmos- Uma Viagem à Prisão das Consciências: Madras Editora (2014).

8) Caminhos da Evolução- Superando Preconceitos: Madras Editora (2014).

9) Umbanda- Uma Escola Evolutiva: Madras Editora (2017).

10) Jurema – Guardiã do Conhecimento: Chiado Books (2019) – lançada no Brasil e em Portugal.

  •  “O Preto Velho Mago- Conduzindo Uma Jornada Evolutiva”, “À Sombra da Vaidade-Amor, Magia e Conflitos” e “Nas Amarras da Arrogância- A Queda de um Cavaleiro Amargurado” formam a Trilogia O Preto Velho Mago;
  • André Cozta participou da Bienal do Livro do Rio nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019; em São Paulo, em 2014. É colunista do Portal Notícias de Terreiro (http://noticiasdeterreiro.com.br);